Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água...

Água fonte da vida


Água, um bem tão precioso, um bem que em alguns locais ainda temos em abundância, um bem que obtemos em um simples “abrir a torneira”, mas será sempre assim?




Os meios de comunicação e os meios internacionais mostram que a água potável pode se tornar tão escassa a ponto de causar guerras Como uma 3ª guerra mundial, capaz de levar países a loucura usando sua tecnologia onde só os ricos poderão beber em abundância. Textos publicados na internet mostram que o Brasil será uma espécie de OPEP da água.


Embora o Brasil seja o primeiro pais em disponibilidade no mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esses recursos em varias regiões do país. Exemplo: O desperdício de água ofertada pelos sistemas públicos é de 45 %.


O Brasil concentra em torno de 12% de água doce do planeta disponíveis em rios como, o Amazonas. Além disso, 90% da região brasileira recebem chuva em abundância o ano todo.


OPEP:Sigla que significa Organização dos Países Exportadores de Petróleo , criada em 1960, tem como objetivo administrar de forma centralizada a política petroleira de seus membros. Os países da OPEP respondem por dois terços das reservas conhecidas de petróleo. Sua sede é em Viena ,na Áustria.


Informações retiradas dos sites:
http://folha.arcauniversal.com.br/integra.jsp?codcanal=988&cod=109558&edicao=763
http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=opep&id=1267
http://www.socioambiental.org/esp/agua/pgn/


Bem Precioso

A Água é o bem mais precioso que Deus nos deu. Sem ela não há vida e devemos preservá-la, não só a água doce, a que bebemos, mas também a imensidão azul: os nossos grandes oceanos.Tanto que, Iuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, ao olhar para a Terra, sua primeira frase foi:"A Terra é azul".Como a água que consumimos , doce e potável, ficará escassa sem nossa preservação, alguns países já tomaram medidas preventivas e alternativas transformando a água salgada em água própria para consumo. O Brasil, atualmente, concentra aproximadamente 12% da água doce do mundo, mas, caros leitores, ja foram 14%. Pode até parecer pouca mudança, mas agora, com todas estas catátrofes e o aquecimento global, é muito pouco. Afinal, não vivemos sem ela. Já imaginou uma guerra por causa de água ?Então, enfatizamos: vamos preservar nosso bem mas valioso.

Luta á favor da Vida

    Que a água é um elemento essencial para a sobrevivência e que ela deve ser preservada, todos nós já sabemos muito bem. Porém, eu quero convidá-lo a novamente refletir acerca desta questão que, em nossos dias é tão debatida, porém nunca resolvida. Mas peço que você reflita de forma interiorizada, pensando a respeito daquilo que você pode fazer para ajudar a resolver essa questão, pois, se vários indivíduos começarem a pensar desta forma, automaticamente as suas atitudes irão exteriorizando-se e coletivizando-se, o que possibilitará que ocorra uma grande ação preventiva e reparadora.
     A água é um dos bens mais preciosos encontrados em todo o nosso planeta. Ela é essencial à existência de todas as formas de vida que conhecemos. É a essência de toda a natureza, e pode-se provar isso através do organismo humano, o qual é 80% composto por água; assim sendo, podemos notar que a água é um dos elementos extremamente essenciais à vida. Para se ter uma ideia da importância da água, também pode-se usar o organismo humano como exemplo: conseguimos resistir muitos dias sem comer, porém, sem água não podemos passar mais de três dias, e se isso suceder, inicia-se um processo de falência dos órgãos, o que resulta em óbito.
     Mas, paralelamente a toda importância que a água possui, nota-se igualmente um desperdício escalafobético e vergonhoso deste elemento essencial à vida. Porém, o risco à vida é muito maior: embora o nosso planeta tenha aproximadamente 70% de sua superfície coberta por água, somente menos de 3% dessa água é doce, ou seja, própria para beber; e para agravar mais ainda a situação, as estatísticas mostram que desta pequena quantidade de água potável, mais de dois terços encontram-se em locais de difícil acesso, como nas calotas polares ou sobre os picos de montanhas sob a forma de neve. Diante disso, nota-se que urge a necessidade de preservar a água, para que a vida possa prevalecer em nosso planeta, e se isso não ocorrer, muito provavelmente o nosso planeta não irá resistir e definhará.
     Porém, em contrapartida a essa necessidade de preservação e luta à favor da vida, temos toda a massa populacional, que, na sua grande maioria, conhece estas estatísticas, sabe na necessidade e urgência da preservação da água, porém não o faz, talvez por falta de vontade ou até mesmo descrença acerca desta questão.
     Mas a realidade é dura e nos confronta mais ainda: boa parcela da culpa de tudo isso também recai sobre o governo (e quando me refiro à 'governo' bem como à 'massa populacional', refiro-me não apenas ao Brasil, mas ao planeta como um todo). Pode-se contar nos dedos quais são os governos que investem efetivamente na preservação da natureza, e, consequentemente da água, já que ela é a essência da vida. Na verdade, a maior parte dos poucos investimentos governamentais nesta área ainda são inúteis e acabam apenas por desperdiçar as verbas públicas. Temos exemplos disso até mesmo aqui em Joinville: O projeto de despoluição do rio Cachoeira teve um custo muito elevado e somente depois de aplicado notou-se que não cumpriria seus objetivos e então foi desativado.
     É por causa destes atos de incompetência e irresponsabilidade governamental que surgem as chamadas ONGs (Organizações Não Governamentais).Um bom exemplo de ONG é Greenpeace, que tenta conscientizar a massa populacional e unir forças em prol da luta para salvar os recursos naturais do planeta, e entre eles, a água; em outras palavras faz um papel que deveria ser desempenhado pelo Governo.
     Enfim, a verdade é que quando começarmos a ser afetados pela escassez de água, somente aí a população e o governo notarão a urgência da preservação, porém, provavelmente já será tarde demais. Por isso, precisamos começar imediatamente a preservar e cuidar dos nossos recursos naturais, e, principalmente da água. Urge a necessidade de que sejam tomadas atitudes, e essas atitudes devem ser iniciadas por alguém, e por isso eu convido você, que está lendo isto, a unir-se a nós, da Equipe OlaVida a entrar nessa luta à favor da vida, porque juntos, podemos muito mais. E como diz o velho ditado: Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.
     Una-se a nós!