As 5 cidades mais ecológicas do mundo

Você já ouviu falar que Curitiba, capital do Paraná, é a “Capital Ecológica” do Brasil? Pode até ser verdade! Confira uma lista que preparamos com as cidades mais verdes e sustentáveis no mundo e escolha sua preferida:

5 – Vancouver, no Canadá

A cidade que recentemente foi sede das Olimpíadas de Inverno tem como lema a sustentabilidade – e levou isso a sério até mesmo nos jogos olímpicos. As medalhas que eram entregues aos atletas eram feitas de restos de metal, jogados fora (lixo eletrônico). Mas o conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há muito tempo – 90% de sua energia é produzida através de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

4 – Malmo, na Suécia

Ela tem muito espaço verde, mas não é famosa apenas por seus jardins e parques, mas também pelo desenvolvimento urbano sustentável. É uma das maiores cidades do país e, mesmo assim, não há congestionamentos, já que várias ciclovias cortam todo o território. Além disso, 20% dos habitantes de Malmo são estrangeiros, o que contribuiu para um ambiente muito rico culturalmente.

3 – Curitiba, Brasil

E eis a nossa representante nacional. Curitiba é a capital do estado do Paraná desde 1854 e foi fundada em 1654, como um campo de mineração. A lenda é que um cacique indígena indicou o lugar para os tropeiros, exploradores da região, dizendo “Curi-Etuba” que, em tupi, significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”. Atualmente a cidade tem 1,8 milhão de habitantes e possui vários espaços verdes (bosques e parques). É considerada a capital ecológica do Brasil e, por ter um transporte coletivo que também é considerado eficiente, os curitibanos são aconselhados a deixar os carros (e o monóxido de carbono) em casa.

2 – Portland, Estados Unidos

Mesmo com muitas grandes cidades dos Estados Unidos usarem grandes avenidas, carros e táxis, Portland investe em alternativas mais ecológicas, como ciclovias e ferrovias. Ela também se comprometeu a reduzir a emissão de gases nocivos na atmosfera e passou a construir seus edifícios apenas com materiais sustentáveis.
1 – Reykjavik, Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. Sua energia é produzida através de hidrelétricas e de usinas geotermais. O sistema de transporte coletivo trabalha com hidrogênio como combustível. O ar de lá é tão puro que alguns turistas visitam a cidade para conhecer apenas o seu sistema de sustentabilidade.

Fonte: http://hypescience.com/as-5-cidades-mais-ecologicas-do-mundo/

Calendário Ambiental

Abaixo colhemos as datas mais importantes no Brasil e no mundo a respeito de ecologia e meio-ambiente, fique por dentro e comemore!

Janeiro

Dia 11
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico

Fevereiro

Dia 2
Dia Mundial das Zonas Ambientais
Dia 6
Dia do Agente de Defesa Ambiental
Dia 22
Dia da Criação do IBAMA

Março

Dia 1
Dia do Turismo Ecológico
Dia 14
Dia das Barragens
Dia 21
Outono, Dia Florestal Mundial
Dia 22
Dia Mundial da Água

Abril

Dia 15
Dia da Conservação do Solo
Dia 22
Dia da Terra
Dia 28
Dia da Caatinga

Maio

Dia 3
Dia do Solo
Dia 5
Dia Mundial do Campo
Dia 8
Dia Mundial das Aves Migratórias
Dia 13
Dia do Zootecnista
Dia 22
Dia Internacional da Biodiversidade
Dia 27
Dia Nacional da Floresta Atlântica

Junho

Dia 5
Dia do Meio Ambiente
Dia 8
Dia dos Oceanos
Dia 17
Dia de Combate à Desertificação e à Seca

Julho

Dia 12
Dia de Proteção às Florestas
Dia 28
Dia da Conservação da Natureza

Agosto

Dia 14
Dia do Combateà Poluição
Dia 27
Dia da Limpeza Urbana

Setembro

Dia 3
Dia do Biólogo
Dia 5
Dia da Amazônia
Dia 11
Dia do Cerrado
Dia 16
Dia Internacional para Proteção de Desastres Naturais
Dia 18
Dia Mundial da Limpeza do Litoral
Dia 19
Dia Mundial pela Limpeza das Águas
Dia 21
Dia da Árvore
Dia 22
Dia da Defesa da Fauna
Dia 23
Primavera

Outubro

Dia 4
Dia dos Animais, Dia da Natureza
Dia 5
Dia das Aves, Dia Mundial do Habitat
Dia 12
Dia do Mar
Dia 14
Dia para a Redução dos Desastres Naturais

Dezembro

Dia 7
Dia do Pau Brasil
Dia 11
Dia das Montanhas
Dia 21
Verão

Fonte: http://diadaarvore.org.br/eventos/calendario

Dia da Árvore!

No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Hoje a Autopista Litoral Sul (empresa responsável pela cobrança do pedágio e manutenção da BR-101) distribuiu embalagens contendo um potinho, um saquinho com terra preparada e sementes de árvores, para todos aqueles que passassem pelo pedágio no dia de hoje.

Embalagens contendo: um potinho, um saquinho com terra preparada e um pacote de sementes.


Informativo das sementes da árvore.


Sementes, potinho e terra preparada.

Parabéns Autopista Litoral Sul pela iniciativa, muito legal e educativa. E para você que recebeu uma dessas embalagens, com os produtos para o plantio, não perca tempo e plante logo a sua árvore.

Como anunciamos anteriormente, no "Café com Blog", promovido pela Embraco em parceria com a SDR-Joinville, a Equipe Olavida recebeu uma muda de pitangueira. Como deveríamos fazer, nós plantamos a árvore nas imediações da escola, e compartilharemos com você este momento. Veja as fotos a seguir.













Você sabia?

Fazer uma tonelada de papel reciclado salva 17 árvores. Com isso é possível fazer 700 listas telefônicas e economizar energia suficiente para aquecer sua casa por um ano.


Fonte (Você sabia?): Livro "Reciclando" de Neil Morris

Café com Blog!

No dia 10/08/2011 (quarta-feira), tivemos o café com blog, realizado pelo Ecologia na Rede, com o objetivo de renovar as nossas energias para a etapa final do projeto. Foi uma manhã muito produtiva, tivemos dinâmicas e atividades em grupo, além de falarmos sobre como estava o blog, quais as dificuldades encontradas no caminho e quais projetos tínhamos pela frente. Recebemos ainda a tarefa de plantar uma árvore no colégio. Falaremos sobre o plantio desta árvore nas próximas postagens. Fiquem ligados!