A relação entre a Poluição Hídrica, a Grande Barreira de Corais e a Sociedade

Á costa nordeste da Austrália, localiza-se a Grande Barreira de Corais: o maior recife de coral que existe no planeta. Com mais de 2000 quilômetros de extensão, ela é a maior estrutura sobre a face da Terra, a ponto de que somente do espaço pode-se visualizá-la na íntegra.
Imagem de Satélite, mostrando parcialmente a
Grande Barreira de Corais Australiana

Porém, engana-se completamente quem pensa que a Grande Barreira de Corais não passa de um aspecto geográfico. Na realidade, a sua importância e influência excede a geografia e chega a influenciar até mesmo a economia e a sociedade Australiana. A Grande Barreira de Corais é um dos principais movimentadores turísticos da Austrália, o que contribui para o crescimento da economia do país. Mas não para por aí: A grande quantidade de turistas que vêm á Austrália para mergulharem ao encontro do maior Recife de Corais do planeta acabam sendo influenciados e, paralelamente, acabam também exercendo determinadas influências; isso pode ser melhor explicado pela sociologia, com o que chama-se de interação social, que define-se como uma modificação de comportamento decorrente do contato e comunicação entre dois ou mais indivíduos. No momento em que um turista comprar um lanche, estará ocorrendo uma Interação Social, sob a forma de Relação Social, que define-se pela sociologia como uma relação econômica. Prova-se daí a influência exercida pela Grande Barreira de Coral, que vai além da Geografia, chegando até mesmo na economia e na sociedade.
Mas, paralelamente a tudo isso, é impressionante a falta de consciência ambiental do ser humano: Nos últimos anos, tem crescido o número de plantações na costa nordeste australiana, e juntamente à isso, estão ocorrendo emissões de fertilizante excedente no mar. Isso tem trazido poluição aos oceanos e assim, surgem consequências devastadoras e, talvez, irreversíveis também. Uma delas está relacionada à Grande Barreira de Corais: com as emissões de fertilizantes nos oceanos, a reprodução de uma Estrela do Mar Espinhosa tem aumentado de forma assombrosa e incontrolável, e com isso, a Grande Barreira de Corais corre sério perigo, pois, esta Estrela do Mar Espinhosa nutre-se dos Corais, e acaba por matar os mesmos. E contra isso, a Grande Barreira de Corais não tem como se defender. Supondo-se que ela viesse a definhar, seria incalculável os danos que isso traria à Austrália.
Com isso, podemos perceber que a falta de consciência ambiental pode trazer danos gigantescos aos meios naturais. No caso da Grade Barreira de Corais, a falta de consciência ambiental promoveu a poluição hídrica, e a partir desta, podem surgir diversas consequências, não apenas geográficas. Assim, notamos que com a natureza, e principalmente a com água, não pode-se brincar, o que temos a fazer é preservar o que temos de tão precioso.
Preserve a Água, preserve a Vida.