Saiba mais sobre o Dia Mundial da Água (DMA)


Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.


Fonte: 
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agua/home.html

Águas para o futuro

Mudanças climáticas aumentam a urgência de gestão e conservação adequadas para garantir qualidade e abundância de água e a sobrevivência dos ecossistemas aquáticos.



Se a gestão e conservação de água doce já eram uma preocupação importante frente à superexploração, ao mau uso dos recursos hídricos e do solo e à poluição dos corpos d’água, as conclusões do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na sigla em inglês) vêm acrescentar ainda mais urgência ao tema.  Adaptação dos recursos hídricos às mudanças climáticas passa a ser uma nova bandeira para garantir água de qualidade e em quantidade para as gerações de agora e do futuro.

A água é um recurso fundamental para a vida e especialmente estratégico para o Brasil, que abriga mais de 17% de toda a água doce do Planeta e tem sua matriz elétrica umbilicalmente conectada à disponibilidade de recursos hídricos. Mais do que nunca, a proteção de matas ciliares, cabeceiras e nascentes torna-se uma garantia de futuro. Para o WWF-Brasil, recuperar estas áreas quando degradadas e garantir e aumentar a proteção às remanescentes é uma forma de adaptação às mudanças climáticas que inexoravelmente irão atingir o planeta, com o aumento inercial previsto de, pelo menos, 1º C da temperatura do planeta nas próximas décadas. Quanto mais conservadas estas áreas, maior será sua resiliência a condições climáticas cada vez mais severas, com o aumento da intensidade e frequência de secas, enchentes e tempestades como furacões.Encarando o desafio  O WWF-Brasil vem intensificando suas ações de conservação para adaptação às mudanças climáticas, em especial no que tange aos recursos hídricos. Além de desenvolver estudos para subsidiar as ações de conservação pelos governos, a instituição vem promovendo e fomentando as iniciativas da sociedade civil em defesa das águas. Assim é que o WWF-Brasil, em parceria com outras organizações, está conduzindo um amplo estudo das vulnerabilidades das nascentes do Pantanal – uma das maiores áreas úmidas do planeta – ao mesmo tempo em que promove a campanha Nascentes do Brasil, que apóia e fomenta as ações das comunidades em defesa de suas águas. O desafio da adaptação dos recursos hídricos às mudanças climáticas envolve uma intrincada rede de ações que vão desde a criação e manutenção de unidades de conservação, passando pela proteção direta aos recursos hídricos, até o aumento da eficiência energética e introdução de outras fontes renováveis de eletricidade, para além das hidrelétricas, garantindo cada vez mais rios de fluxo livre e, portanto, maior resiliência aos ecossistemas aquáticos e sua fabulosa biodiversidade. 


Fonte:

Água poluída mata mais que violência no mundo - Afirmação da ONU


A população mundial está poluindo os rios e oceanos com o despejo de milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia, envenenando a vida marinha e espalhando doenças que matam milhões de crianças todo ano, disse a ONU

"A quantidade de água suja significa que mais pessoas morrem hoje por causa da água poluída e contaminada do que por todas as formas de violência, inclusive as guerras", disse o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês).

Foto: Magnus  Franklin/Flickr - Creative COmmons by 2.0


Em um relatório intitulado "Água Doente", lançado para o Dia Mundial da Água, o Unep afirmou que dois milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de dois bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes. 

O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.

Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90 por cento da água de esgoto sem tratamento.

A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."

O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.

Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes.

"Se o mundo pretende... sobreviver em um planeta de seis bilhões de pessoas, caminhando para mais de nove bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas.


Fonte: 
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1539558-5603,00-AGUA+POLUIDA+MATA+MAIS+QUE+VIOLENCIA+NO+MUNDO+DIZ+ONU.html

Foto: Magnus Franklin/Flickr - Creative Commons by 2.0