10 Dicas simples para alcançar a sustentabilidade


Uma árvore produz 50 quilos de papel. O desperdício de papel aumenta o corte de árvores e produz poluentes extras durante a fabricação.

A sustentabilidade é extremamente necessária nos dias de hoje e, a boa notícia é que, qualquer um pode participar. Leia a lista abaixo e comece a praticar agora mesmo:
  1. Evite o desperdício de papel e contribua para a redução do   corte de árvores e do lançamento dos gases que formam o efeito estufa. Use o outro lado dos papéis como rascunho;
  2. Jamais jogue o esgoto residencial num córrego ou num rio. Prefira construir uma fossa séptica e a cada três ou cinco anos contrate o serviço de coleta em uma empresa desentupidora;
  3. Utilize a água somente o necessário. Só 2,5% da água do Planeta Terra é doce e destes, somente 0,01% é utilizável pelo homem. Portanto, nunca lave uma calçada utilizando uma mangueira. Use um balde;
  4. Ande a pé. Isso evita a queima de combustível e o lançamento de gás carbônico na atmosfera e, consequentemente, diminui o efeito estufa;
  5. Combine com um vizinho ou conhecido para revezar o uso do carro para ir ao trabalho. Assim, um vai de carona com o outro e evita o lançamento de gases poluentes no ambiente;
  6. Use a bicicleta. Além de ser um bom exercício para o corpo humano, ajudando no bom funcionamento do sistema cardiovascular, também é uma boa dica para deixar o carro em casa e poluir menos;
  7. Aproveite a água das chuvas. Contrate um engenheiro ou arquiteto para verificar o melhor sistema de captação para a sua casa ou empresa. Não esqueça de filtrar essa água antes de usá-la;
  8. Aproveite o sol como fonte de energia limpa. Instale painéis fotovoltáicos em sua residência ou empresa e diminua a captação de energia por meios que agridem a natureza;
  9. Reduza o consumo de carne. A produção de carne necessita que grandes áreas sejam desmatadas para a construção de pastos. Além disso, a flatulência desses animais contribui para o aumento dos gases que formam o efeito estufa na atmosfera;
  10. Use sacolas de pano em vez das de plástico. Sacolas de plástico – quando jogadas nas vias públicas – entopem os esgotos e provocam enchentes.
Um ambiente sustentável é essencial para que a geração atual e, principalmente, as gerações futuras possam viver no Planeta Terra.

Fonte: http://fortalezadesentupidora.com/blog/10-dicas-simples-para-alcancar-a-sustentabilidade/

10 Eventos Bizarros Debaixo d’água

Prepare seu fôlego para conferir a lista dos 10 eventos aquáticos mais bizarros de todos os tempos. Seja no oceano ou em uma piscina, essas pessoas mostram que é possível fazer as mais improváveis coisas debaixo d’água.

1 – Decorando abóboras
 
Por incrível que pareça, decorar abóboras debaixo d’água é uma competição bastante comum nos EUA. Os concorrentes devem colocar seus equipamentos de mergulho e levar suas respectivas abóboras a uma profundidade de aproximadamente 9 metros. Lá, eles têm que esculpir os famosos Jack-o’-lantern, as abóboras iluminadas típicas do Halloween.
Parece divertido? Pode até ser, mas a atividade é bem trabalhosa, considerando a flutuação da abóbora (até você cortar a tampa, pelo menos) e a terceira lei de Newton (para cada ação há uma reação igual e inversa).

2 – Jantar para 500 pessoas
 
Um apresentador de TV queria quebrar o recorde mundial da maior refeição subaquática. Para isso, ele juntou 500 pessoas que participaram de um jantar dentro de uma piscina em um clube de Londres. Tudo com elegância, em trajes de gala e refeição requintada, com direito a salmão defumado, vegetais e maçã caramelada. A comida foi elaborada para que não desintegrasse na água, e era servida a cada 20 minutos.
Você deve estar pensando: como é que se come debaixo d’água? Todos os convidados receberam um aqualung, um equipamento de mergulho que supre a necessidade de oxigênio. Eles removiam o aqualung, colocavam a comida na boca e recolocavam o equipamento para retirar a água da boca e respirar novamente.
Todos os participantes do jantar atípico receberam orientações sobre como fazer isso por instrutores especializados em mergulho. O evento levantou mais de 640 mil reais para instituições de caridade, mas ninguém deve ter comido direito.

3 – Reunião contra o aquecimento global

Em 2009, membros do governo das Maldivas vestiram equipamentos de mergulho e fizeram uma reunião debaixo d’água. Com isso, eles pretendiam chamar a atenção das autoridades ao redor do mundo para o aquecimento global que ameaça a nação com a mais baixa altitude da Terra.
A ideia surgiu do presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed. Ele, o vice-presidente e mais 11 ministros assinaram um documento pedindo a redução das emissões de dióxido de carbono para todos os países.

4 – Festival de música

Mais de 500 mergulhadores estiveram presentes no 27º Underwater Music Festival, um festival de música realizado em pleno oceano. Usando roupas extravagantes de temática marinha (como era de se esperar), estavam presentes desde o Bob Marlin (marlin é um tipo de peixe) até o Eel-vis Presley (eel é enguia, em inglês).
O evento maluco foi realizado para celebrar a colorida diversidade marinha, especialmente os corais, que estão ameaçados na América do Norte.

5 – Jogo de cartas
 
Esses mergulhadores tentaram bater um novo recorde mundial, jogando o mesmo jogo de cartas debaixo d’água por 36 horas. 16 alemães trabalharam em turnos diferentes para que pudessem trocar os tanques de oxigênio, mas o grupo não conseguiu ficar o tempo que pretendiam submersos. Agora, o plano da equipe é entrar no Livro dos Recordes com um registro em vídeo de suas acrobacias aquáticas.

6 – Partida de tênis com tubarões
 
Você sabia que tubarões podem jogar tênis? Como a foto prova, isso não só é possível, como eles adoram o jogo (principalmente quando o adversário serve de almoço).
O homem que está jogando não é um maluco que quis servir de isca de tubarão, mas um corajoso que testou uma nova raquete, inspirada em pele de tubarão. Ouvimos dizer que o homem sobreviveu para contar a história.

7 – Casamento
 
April Pignataro e Michael Curry se casaram em Nova York, em junho de 2010. Ela vestia branco e ele preto. Até aí tudo parece normal. O fato é que os noivos fizeram seus votos dentro de um tanque de tubarões, com 120 mil litros de água.
Os dois são mergulhadores experientes e estavam protegidos por uma gaiola. Microfones transmitiam as palavras do casal aos amigos e familiares. O oficial que celebrou o casamento aprovou os “sim” dos noivos, mas preferiu ficar seco, bem longe do tanque.

8 – Hóquei subaquático
 
O hóquei subaquático é um esporte pouco conhecido, mas já é relativamente antigo: foi inventado em 1954, na Inglaterra, quando alguns mergulhadores britânicos procuravam maneiras de manter a forma durante o inverno.
Para jogar, basta usar o equipamento de mergulho e, é claro, o bastão, as luvas e os equipamentos de proteção. Os jogadores têm de saber administrar o oxigênio em seus corpos, já que o esporte é difícil e cansativo.
O hóquei subaquático está se tornando cada vez mais popular pelo mundo e alguns países já formaram equipes nacionais para participar de campeonatos mundiais.

9 – Engolindo Espadas
 
Em 2007, o engolidor de espadas Dan Meyer fez história ao ser a primeira pessoa nos EUA a engolir uma espada de aço dentro d’água. Como se isso não fosse insano o suficiente, ele estava submerso em um tanque de água salgada com mais de 80 tubarões e arraias.

10 – Dançando na água
 
74 mergulhadores dançaram durante dez minutos dentro d’água, em Sydney, na Austrália. Eles bateram um recorde mundial e ainda arrecadaram dinheiro para instituições carentes. Se as aulas de hidroginástica já queimam muitas calorias, esse mergulho dançante deve ser ótimo para manter a forma.
 

“Super areia” transforma água poluída em potável


Em muitos países, o acesso à água potável e saneamento ainda é limitado. Agora, uma solução barata e eficaz para esse problema pode ter surgido. A “super areia”, como foi apelidada, é um material que pode ter baixo custo e limpar a água com eficiência.
A tecnologia é feita a partir de grãos de areia revestidos de um material amplamente disponível: o grafite (comumente usado na fabricação de lápis). Na Austrália, muitas empresas de mineração que extraem grafite produzem resíduos que poderiam ser utilizados para esse fim.
O problema da falta de água potável é uma realidade de muitos países, principalmente os que estão em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 60% da população da África subsaariana e 50% da população na Oceania utiliza fontes de água de boa qualidade.
Os grãos de grafite que apareceram como uma boa solução para a purificação da água não tão novidade assim. Desde tempos antigos, o grafite já era utilizado com esse fim.
Com as tecnologias avançadas da atualidade, agora é possível modificar o óxido do grafite para torná-lo mais seletivo e sensível a certos poluentes, como elementos orgânicos ou metais presentes em água contaminada. Uma vantagem da “super areia” é que ela é mais barata do que técnicas de purificação envolvendo carbono ativado, e provavelmente mais rentável.

Fonte: http://hypescience.com/super-areia-transforma-agua-poluida-em-potavel/

Dicas para ECONOMIZAR água

No Banheiro
-Não demore no banho.
-Feche a torneira enquanto escova os dentes.
-Conserte os vazamentos o quanto antes.
-Não utilize o vaso sanitário como lixo e mantenha a válvula regulada.
Na Lavanderia

-Utilize a máquina para lavar grandes quantidades de roupa
-Deixe as roupas de molho para remover as manchas ou sujeiras mais pesadas e utilize a mesma água para lavar o quintal.
-Não lave as roupas aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez só.

Na Cozinha

-Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças
-Utilize a máquina de lavar louça somente quando estiver cheia.
-Antes de lavar a louça em geral, remova bem os restos de comida e jogue-os na lixeira.
-Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e ao esfregar as louças.

No Jardim

-Utilize o balde para lavar o carro quando necessário.
-Não utilize uma mangueira para limpar o quintal, que tal uma vassoura?
-Ao em vez de utilizar uma mangueira para a limpeza do veículo, utilize um regador de plantas.
-Evite lavar o carro durante a estiagem, caso necessário utilize um balde e pano.

Seguindo essas e outras dicas de como economizar água, você não estará somente ajudando o planeta, mas também sentirá a diferença no bolso.

Mar Ácido

O dióxido de carbono que emitimos na atmosfera aumenta a acidez da água dos oceanos. Será que daqui a um século ainda existirão ostras, mariscos e recifes de coral?
Por Elizabeth Kolbert
Foto de David Liittschwager
A centenas de metros da cena anterior, o CO2 borbulha de fendas vulcânicas e eleva a acidez da água a níveis que podem um dia predominar em todos os oceanos. Tapetes opacos de algas tomam o lugar da diversidade colorida - um alerta claro, segundo os cientistas.

Castello Aragonese é uma ilha minúscula que se ergue abruptamente do mar Tirreno. Situada 27 quilômetros a oeste de Nápoles, dá para chegar ali de uma ilha vizinha um pouco maior, Ischia. O que atrai os turistas a Castello Aragonese é a vida tal como era no passado, no imponente castelo que abriga uma mostra de instrumentos de tortura medievais. Em contraste, os cientistas que visitam a ilha estão mais interessados em saber como será a vida no futuro.
Devido a uma anomalia geológica, o mar ao redor de Castello Aragonese nos permite vislumbrar os oceanos em 2050 e mesmo depois. Bolhas de CO2 se elevam de fendas vulcânicas no leito marinho e se dissolvem formando ácido carbônico. É um ácido relativamente fraco: o mesmo que ingerimos em refrigerantes gasosos. No entanto, em maior concentração, ele torna corrosiva a água do mar. "Um nível muito elevado de CO2 é intolerável a quase todos os seres vivos", explica o biólogo Jason Hall-Spencer, da Universidade de Plymouth, na Inglaterra. E Castello Aragonese é um exemplo natural de um processo nada natural: a mesma acidificação existente em torno da ilha vem ocorrendo pouco a pouco em todos os oceanos, à medida que absorvem cada vez mais o dióxido de carbono emitido por escapamentos e chaminés.

Há oito anos Hall-Spencer estuda o mar ao redor da ilha, medindo as propriedades da água e fazendo o levantamento dos peixes e corais. Em um gélido dia de inverno, saio para nadar com ele e a cientista italiana Maria Cristina Buia a fim de examinarmos de perto os efeitos da acidificação. Antes de entrar na água já notamos seu impacto. Aglomerados de cracas formam uma faixa esbranquiçada na base dos penhascos fustigados pelas ondas. "As cracas são muito resistentes", diz Hall-Spencer. Mas, nas áreas em que o mar estava mais ácido, elas haviam desaparecido.

Todos mergulhamos. Com uma faca, Maria Cristina extrai de uma rocha algumas lapas desventuradas. Em busca de alimento, elas haviam entrado em uma área na qual a água era cáustica demais. Tão finas eram as conchas que chegavam a ser quase transparentes. Bolhas de dióxido de carbono escapavam em abundância do leito do mar, como gotas de mercúrio. Continuamos a nadar, passando sobre leitos de relva marinha ondulante. A relva era de um verde muito vívido, pois os minúsculos organismos que normalmente recobrem as folhas, esmaecendo a sua cor, estavam ausentes. Tampouco havia ouriços-do-mar - eles não toleram nem mesmo água moderadamente ácida. Enxames de águas-vivas quase translúcidas passaram flutuando.

Águas-vivas, relva marinha e algas - essas são as formas de vida que conseguem sobreviver perto da área que concentra as fendas vulcânicas nas proximidades de Castello Aragonese. E mesmo a uma distância de poucas centenas de metros muitas espécies não podem sobreviver. A água ali apresenta uma acidez tão elevada quanto a que os cientistas estimam para os oceanos até 2100. "Normalmente, em uma baía poluída, encontramos espécies que se assemelham às ervas daninhas e conseguem suportar condições muito variáveis", comenta Hall-Spencer quando voltamos ao barco. "É mais ou menos isso o que acontece quando se aumenta a concentração de CO2."

Desde o início da Revolução Industrial, queimamos combustíveis fósseis - carvão mineral, petróleo e gás natural - e desmatamos florestas em um ritmo que foi capaz de emitir mais de 500 bilhões de toneladas de CO2. Já está comprovado que a atmosfera apresenta hoje uma concentração de CO2 mais alta que em qualquer outra época nos últimos 800 mil anos - se não mais.

Se quiser continuar lendo, clique aqui.

Ilha de Castello Aragonese

Sugestão de Leitura.

A revista é muito interessante, tráz várias reportagens diferenciadas sobre o tema água, e inclusive postaremos algumas reportagens da revista aqui no blog. Fique ligado!