Concurso de Fotografia.

Olá, no último post falei sobre Energia Sustentável, e hoje o post é sobre um concurso de fotografia muito interessante e com ótimos prêmios! Confira:

Estão abertas as inscrições para os estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, de nacionalidade Brasileira que queiram concorrer ao Prêmio FINEP Jovem Inovador. Este prêmio destina-se a selecionar as melhores fotografias afetas ao tema energia sustentável. O objetivo é levar o conceito de inovação para as escolas e despertar o interesse dos jovens pela tecnologia e por questões relevantes para o Brasil. O tema é uma homenagem à Rio+20 e ao ano de 2012, escolhido pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. As imagens podem ser captações de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações, entre outras. Como exemplos de energia sustentável, podemos citar a energia solar, a eólica e a gerada pela biomassa. 




Cada participante pode concorrer com até três fotografias, que devem ser de formato digital e inéditas. O arquivo deve estar no formato JPEG ou TIFF, com no mínimo 500 KB e, no máximo, 5 MB. As inscrições devem ser feitas no período de 16 de abril a 16 de agosto.
Os critérios de julgamento serão a originalidade, a qualidade técnica e estética da foto, e a adequação ao tema proposto. Serão escolhidas as três melhores imagens de cada região do Brasil, e os fotógrafos serão posteriormente homenageados com troféus em cerimônias de premiação. As fotografias classificadas em primeiro lugar na etapa regional concorrerão ao Prêmio Nacional. Os primeiros lugares de cada região e o vencedor nacional receberão ainda um prêmio no valor de R$ 2,5 mil.
Para maiores informações, aceda à página oficial da FINEP na seção Prêmio Jovem, ou veja o regulamento.


Ajude-nos: 

Energia Sustentável.



A rápida expansão da população brasileira e o consequente crescimento no consumo de bens farão com que o país tenha que aumentar sua capacidade energética. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2020, a população brasileira vai passar de 195 milhões para 205 milhões, enquanto o número de residências vai subir em 15 milhões, chegando a 75 milhões.
Por isso, no Brasil É NECESSÁRIO E URGENTE investir em energias renováveis para suprir parte do aumento da demanda energética. Em 2010, 44,8% da demanda energética do país era abastecida a partir de fontes renováveis, e em 2011 espera-se que esse índice chegue a 46,3%. Em termos de eletricidade, o número é ainda mais alto: 83% das necessidades do país são atingidas pelo uso das renováveis.
Desta forma, o Brasil poderá atingir seu compromisso de redução de emissões dos gases do efeito estufa (GEEs) e atender a demanda da população e o crescimento econômico do país.

Quais são os tipos de energia limpa existentes?
São cinco os principais tipos de energia limpa – aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo:


 SOLAR

A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA.

PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.
CONTRAS:  produção interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.


Os painéis fotovoltaicos convertem diretamente a energia luminosa em energia elétrica.



• EÓLICA
O vento gira as pás de um gigantesco cata-vento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
PRÓS: fonte inesgotável de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega.

CONTRAS: poluição visual (um parque eólico pode ter centenas de cata-ventos) e, às vezes, sonora (alguns cata-ventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cata-ventos).

energia eólica é uma das fontes mais amigáveis de energia renovável para o meio ambiente.


• DAS MARÉS

As águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial. França, Inglaterra e Japão são os pioneiros na produção.

PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras.

CONTRAS: a diferença de nível das marés ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; produção irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30.

Central eléctrica maremotriz no estuário do Rio Rance, ao noroeste da França.


• BIOGÁS

Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.

PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele.

CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado.

•BIOCOMBUSTÍVEIS

Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de mamona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores, que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais.

PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricação absorvem CO2 em sua fase de crescimento.

CONTRA: produção da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos. 

ONU – Organização das Nações Unidas proclamou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. 


O anúncio faz parte de uma iniciativa maior – também batizada de Energia Sustentável para Todos (Sustainable Energy for All*, em inglês) –, comandada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que até o ano de 2030 pretende alcançar três grandes objetivos. São eles:

– assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;

– reduzir em 40% a intensidade energética global e
– aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo. 

Para isso, a iniciativa espera receber apoio dos governos, empresas do setor privado, ONGs e da própria sociedade civil, que pode acessar o site do Sustainable Energy for All e participar ou, mesmo, propor ações que garantam a universalização da energia sustentável. Faça parte desse movimento! 
No portal do projeto ainda é possível conferir o calendário de eventos que a ONU está preparando para a celebração do Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.



Desmatamento Zero! Junte-se a nós: 

Fotos das Manifestações da Campanha #VetaTudoDilma


Famosos que aderiram à campanha:


 Camila PitangaEm cerimônia oficial apresentada por Camila Pitanga no dia 4 de maio, a atriz quebrou o protocolo e soltou, ao microfone, um claro e sonoro “Veta, Dilma”. Depois disso, aí é que a campanha #VetaDilma ganhou mais força nas mídias sociais.

Rodrigo Santoro - assista ao vídeo do ator falando sobre o novo Código Floresta, aqui.







Manifestações pelo Brasil:



 Dilma, salve as florestas.

Dilma, desliga a motosserra - Em São Luis (MA).  Ativistas escalaram e bloquearam a âncora de um navio prestes a receber toneladas de ferro gusa, aço que alimenta a cadeira do desmatamento na Amazônia, e que seria levado aos EUA.







Se junte ao movimento assinando as petições e compartilhando pelas redes sociais, acesse as páginas clicando nas imagens:

                


#VetaTudoDilma

Olá,

Neste post estão mais algumas explicações sobre o novo Código Florestal, e a Campanha #VetaTudoDilma.




O Greenpace e outras organizações, em março, lançaram uma campanha popular pelo desmatamento zero. Eles coletam milhões de assinaturas de eleitores brasileiros – que são contra a destruição das florestas – para levar um projeto de lei de iniciativa popular para o Congresso. Você pode obter maiores informações e se juntar ao movimento assinando as petições e compartilhando pelas redes sociais, acesse as páginas clicando nas imagens:





Fonte: O Fênix