Declaração Universal dos Direitos da Água

Você sabia que a água possui direitos? Isso mesmo, a água posssui direitos! E no dia 22 de março de 1992 a ONU redigiu um documento que consta com 10 artigos, onde são apresentados os direitos da Água:


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.




O Planeta Azul Perde a Cor

Veja na imagem a seguir dados acerca da distribuição, consumo e outras características da água em nosso planeta: 

Para visualizar melhor, clique na imagem.

Reservatório de Água será esvaziado após homem urinar nele

Depois que um homem foi flagrado urinando no reservatório de Mount Tabor, que abastece de água boa parte de Portland (Oregon, EUA), a administração resolveu esvaziar o local. A operação de esvaziamento, limpeza e enchimento custará 35 mil dólares
Reservatório de Mount Tabor

"São oito milhões de galões de água (mais de 30 milhões de litros) e há pessoas que dirão se tratar de um exagero. Eu não acho. Eu fico pensando em quantas pessoas poderiam dizer: Eu fiz suco de laranja esta manhã com aquela água. Não quero ouvir isso", disse David Shaff, administrador do Portland Water Bureau. 

Shaff comentou que já fechou o reservatório por vários motivos (bola de tênis, pato morto, frisbee na água), sem necessidade de esvaziar. 

"Mas com urina é diferente. Temos que ser cuidadosos", esclareceu. 

A limpeza levará vários dias.
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2011/06/17/reservatorio-de-agua-sera-esvaziado-apos-homem-urinar-nele-387020.asp

Curiosidades sobre a Água

Você sabia?

  • Se toda água da Terra, doce, salgada e congelada, fosse dividida entre seus habitantes, cada pessoa teria direito a 8 piscinas olímpicas cheias;
  • Mas se dividirmos somente a água potável entre as mesmas pessoas, cada um teria direito a apenas 5 litros de água;
  • O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta, sendo que 80%desse total está na Bacia Amazônica;
  • Se toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro, apenas meia gotinha estaria disponível para beber;
  • A Terra possui 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água (1 quilômetro cúbico tem 1 bilhão de metros cúbicos de água). Desse total, 97,5% é água salgada. Sobram 2,5% de água doce, tanto líquida como congelada. Tirando a água congelada sobram apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos;
  • Para não secarmos os recursos, só podemos usar a água que é renovada pelas chuvas, que são apenas 0,002% de toda água do planeta;
  • Chove 16 bilhões de litros de água por segundo no planeta;
  • De toda água utilizada no mundo, 10% vai para o consumo humano, 20% é para uso industrial e 70% é usado na agricultura.
Além disso, nós temos várias razões para provar para você, leitor, que a preservação da água é extremamente importante. Veja algumas dessas razões:
  • Contaminação: A água de boa qualidade está se tornando cada dia mais escassa. A contaminação não controlada faz com que as águas fiquem impróprias para o seu uso. O lançamento de efluentes industriais e domésticos deve ser cuidadosamente controlado para evitar a contaminação dos mananciais;
  • Secas: As secas, fenômenos naturais que ocorrem com certa periodicidade, não devem nos encontrar com pouca água armazenada;
  • Enchentes: As enchentes são devastadoras. Devemos nos prevenir, disciplinando a ocupação dos vales, evitando desmatamento, mantendo um bom sistema de drenagem urbana nas cidades, não jogando lixo em galerias coletoras de água da chuva e em leito de rios e administrando bem nossos açudes;
  • Desertificação: A desertificação é um fenômeno que transforma áreas agricultáveis e com bons estoque de água em novos desertos. O principal causador deste fenômeno é o desmatamento irracional. Entre as consequências da desertificação estão a perda da fertilidade dos solos, o assoreamento e a salinização de rios e açudes;
Depois de tudo isso, o que nos resta a fazer é pedir á você que preserve, valorize e cuide da água, pois além de ser tão importante, ela é um recurso natural não renovável. Talvez você pense que somente a sua atitude de preservação não fará falta ao meio ambiente, mas, eu posso afirmar que fará, sim, diferença. E como a Madre Teresa de Calcutá afirmou: "Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor"
E, então, vamos preservar a água? Preserve a água, preserve a Vida!


Fonte:
Livro: Água - Recurso para a manutenção da vida | Páginas: 11 e 13 | Equipe Respnsável pelo Livro: Héctor Raúl Muñoz Espinosa (Diretor); Rui Batista Antunes (Gerente); Edson Teixeira da Silva (Gerente); Guilherme Xavier De Miranda Junior (Técnico); Marta Elisabete Souza Kracik (Técnica); Simone Standnick (Consultora); Guolherme Dallacosta (Consultor); Hilbert Hubert (Auxiliar); Rafael Xavier Costa (Auxiliar).