Luta á favor da Vida

    Que a água é um elemento essencial para a sobrevivência e que ela deve ser preservada, todos nós já sabemos muito bem. Porém, eu quero convidá-lo a novamente refletir acerca desta questão que, em nossos dias é tão debatida, porém nunca resolvida. Mas peço que você reflita de forma interiorizada, pensando a respeito daquilo que você pode fazer para ajudar a resolver essa questão, pois, se vários indivíduos começarem a pensar desta forma, automaticamente as suas atitudes irão exteriorizando-se e coletivizando-se, o que possibilitará que ocorra uma grande ação preventiva e reparadora.
     A água é um dos bens mais preciosos encontrados em todo o nosso planeta. Ela é essencial à existência de todas as formas de vida que conhecemos. É a essência de toda a natureza, e pode-se provar isso através do organismo humano, o qual é 80% composto por água; assim sendo, podemos notar que a água é um dos elementos extremamente essenciais à vida. Para se ter uma ideia da importância da água, também pode-se usar o organismo humano como exemplo: conseguimos resistir muitos dias sem comer, porém, sem água não podemos passar mais de três dias, e se isso suceder, inicia-se um processo de falência dos órgãos, o que resulta em óbito.
     Mas, paralelamente a toda importância que a água possui, nota-se igualmente um desperdício escalafobético e vergonhoso deste elemento essencial à vida. Porém, o risco à vida é muito maior: embora o nosso planeta tenha aproximadamente 70% de sua superfície coberta por água, somente menos de 3% dessa água é doce, ou seja, própria para beber; e para agravar mais ainda a situação, as estatísticas mostram que desta pequena quantidade de água potável, mais de dois terços encontram-se em locais de difícil acesso, como nas calotas polares ou sobre os picos de montanhas sob a forma de neve. Diante disso, nota-se que urge a necessidade de preservar a água, para que a vida possa prevalecer em nosso planeta, e se isso não ocorrer, muito provavelmente o nosso planeta não irá resistir e definhará.
     Porém, em contrapartida a essa necessidade de preservação e luta à favor da vida, temos toda a massa populacional, que, na sua grande maioria, conhece estas estatísticas, sabe na necessidade e urgência da preservação da água, porém não o faz, talvez por falta de vontade ou até mesmo descrença acerca desta questão.
     Mas a realidade é dura e nos confronta mais ainda: boa parcela da culpa de tudo isso também recai sobre o governo (e quando me refiro à 'governo' bem como à 'massa populacional', refiro-me não apenas ao Brasil, mas ao planeta como um todo). Pode-se contar nos dedos quais são os governos que investem efetivamente na preservação da natureza, e, consequentemente da água, já que ela é a essência da vida. Na verdade, a maior parte dos poucos investimentos governamentais nesta área ainda são inúteis e acabam apenas por desperdiçar as verbas públicas. Temos exemplos disso até mesmo aqui em Joinville: O projeto de despoluição do rio Cachoeira teve um custo muito elevado e somente depois de aplicado notou-se que não cumpriria seus objetivos e então foi desativado.
     É por causa destes atos de incompetência e irresponsabilidade governamental que surgem as chamadas ONGs (Organizações Não Governamentais).Um bom exemplo de ONG é Greenpeace, que tenta conscientizar a massa populacional e unir forças em prol da luta para salvar os recursos naturais do planeta, e entre eles, a água; em outras palavras faz um papel que deveria ser desempenhado pelo Governo.
     Enfim, a verdade é que quando começarmos a ser afetados pela escassez de água, somente aí a população e o governo notarão a urgência da preservação, porém, provavelmente já será tarde demais. Por isso, precisamos começar imediatamente a preservar e cuidar dos nossos recursos naturais, e, principalmente da água. Urge a necessidade de que sejam tomadas atitudes, e essas atitudes devem ser iniciadas por alguém, e por isso eu convido você, que está lendo isto, a unir-se a nós, da Equipe OlaVida a entrar nessa luta à favor da vida, porque juntos, podemos muito mais. E como diz o velho ditado: Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.
     Una-se a nós!

1 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, o governo muitas vezes não sabe administrar os seus recurosos, e no fim, todos saem prejudicados.

Postar um comentário